Esta lição aborda o conceito dos Modelos Anêmicos no desenvolvimento de software, caracterizados por uma separação excessiva entre a lógica de negócios e os dados. Neste modelo, as entidades de domínio atuam apenas como estruturas de dados sem comportamento significativo, enquanto toda a lógica de negócios é delegada a classes de serviço.
Atração Inicial
À primeira vista, o Modelo Anêmico pode parecer atrativo devido à sua aparente simplicidade e organização, promovendo uma clara separação entre a lógica de negócios e os dados. Esta separação pode dar a impressão de um código mais organizado e fácil de compreender.
Problemas e Desafios
No entanto, este modelo apresenta várias desvantagens significativas:
- Perda de Coesão: A lógica de negócios, estando espalhada por diversas classes de serviço, aumenta a complexidade do sistema, tornando-o mais difícil de entender e manter.
- Acoplamento: A dependência mútua entre classes e serviços leva a um alto grau de acoplamento, contrariando os princípios de design de software que favorecem a baixa dependência e a alta coesão.
- Integridade Difícil: A ausência da lógica de negócios nas entidades dificulta a manutenção da integridade e consistência dos dados. Isso pode levar a inconsistências no domínio, comprometendo a qualidade do software.
Conclusão
Embora possa parecer simplificar o design inicialmente, o Modelo Anêmico pode, na realidade, complicar o desenvolvimento e a manutenção de sistemas de software, devido à sua estruturação pouco coesa e alto acoplamento. Alternativas como o Domain-Driven Design (DDD) são frequentemente recomendadas para superar essas limitações, integrando a lógica de negócios com as entidades de domínio de forma a promover um sistema mais coeso, modular e fácil de manter.
Classificação
Lição